Empresário moçambicano vence prémio internacional ‘Jovem Líder Empresarial do Ano 2023’

Empresário moçambicano vence prémio internacional ‘Jovem Líder Empresarial do Ano 2023’

O empresário moçambicano Presidente Executivo da Mitra Energy e Presidente da Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas (AMEPETROL), Michel Ussene, venceu, na sexta-feira (26), o 13º Prémio de Liderança Empresarial Africana (ABLA, na sigla em inglês) 2023, na categoria Young Business Leader of the Year (Jovem Líder Empresarial do Ano).

“Foi inesperada a posição de vencedor. Penso que o Projecto UXENE Smart City, que é essencialmente virado para juventude, já é reconhecido no continente como um farol para África do século 21 e isso deve ter motivado aos votantes. Eu e a minha equipa estamos muito agradecidos por este reconhecimento. O caminho é para frente”, disse o empresário ao MZNews.

O prémio é atribuído pela conceituada e prestigiada revista African Leadership Magazine (ALM), baseada no Reino Unido, que este ano contemplou 18 categorias, desde Empresários, Ministros de Comércios, Empresas, CEO, Jovens, Mulheres Líderes, Marcas, entre outros.

Na categoria de Michel Ussene, que venceu graças ao projecto de cidade inteligente UXENE, o prémio de vice-campeão foi atribuído a Ismeal Cisse, Fundador/CEO da Sirius Capital, da Costa do Marfim. O Grammy da ALM elegeu personalidades cujo impacto de suas actividades é progressista para o continente.

O processo de eleição compreendeu a selecção antecipada que passou primeiramente pelo convite da ABLA às personalidades para a sua nomeação e que, na sequência passaram por uma votação online. Além da avaliação e revisão final dos votos, o Conselho Editorial da ALM aprovou a nomeação dos indicados.

No total foram eleitos 38 Líderes no ABLA 2023, dado que houve mais de um campeão e vice-campeão em algumas categorias. Os agraciados vão receber os diplomas de honra durante a 8ª edição da Cimeira de África 2023, agendada para 10 e 11 de Julho de 2023 na Câmara dos Lordes do Reino Unido e no Dorchester Hotel London United Kingdom.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.