“Empreender Transformar”: primeiro livro de Yassin Amuji chega ao público

“Empreender Transformar”: primeiro livro de Yassin Amuji chega ao público

O empresário e activista social Yassin Amuji lança o seu primeiro livro “Empreender Transformar”, esta sexta-feira, a partir da 15h, no pavilhão do Maxaquene, na baixa da cidade de Maputo.

A obra é um manancial de ideias inovadoras baseadas em vivências ao longo do percurso empresarial do autor, que, como bem o disse, ao MZNews, “já tinham sido partilhadas nas minhas redes sociais”.

“Empreender Transformar” propõe-se a ser um guia para o sucesso daqueles (iniciantes) que pretendem enveredar pelo mundo do empreendedorismo e tornarem-se em empresários de sucesso.

“Naturalmente que isto leva o seu tempo, dedicação, esforço e honestidade, acima de tudo”, assume Yassin, alertando para o facto de que “os jovens precisam de pensar no futuro e afastar-se de hábitos nocivos ao desenvolvimento”.

E, o livro, de acordo com o autor, ajuda jovens a terem uma visão mais ampla do que é propriamente um negócio e como é possível ganhar dinheiro sem um tostão no bolso, pois “basta só uma ideia”.

“Um jovem, por exemplo, pode tornar-se intermediário de serviços já existentes num sector, e ao promovê-los ter a sua quota-parte”, sendo que, quando já tiver dinheiro “deve formalizar o negócio com ambições de crescer, para sair da sua zona de conforto e estabilizar-se no mercado”, explicou Yassin Amuji.

“Tudo depende do foco”

Em tudo isto, de acordo com Yassin, o empreendimento conjunto pode ser a melhor estratégia para alcançar o sucesso.

“É preciso partilhar as ideias, porque não é possível fazer tudo sozinho, e, se calhar, esse jovem pode fazer parte do projecto do outro ou até tornar-se sócio”, disse.

Antes de chegar no capítulo das dez ideias “start-up” de negócio, o livro “Empreender Transformar” primeiro dá uma espécie de aulas de coaching.

“É importante beber o conteúdo do livro para quando chegar nas dez ideias já ter uma noção de como é que pode começar e passar pelo processo todo de colheita e chegar ao fim com sucesso para implementar essas ideias”, explicou Yassin.

A ideia de partilhar ideias

Yassin Amuji revelou que o desafio de traduzir em livro as ideias que partilhava nas suas páginas sociais lhe foi proposta por familiares, amigos e seguidores, primeiramente para dar a conhecer o truque do sucesso que atingiu ao liderar o Vilankulo Futebol Clube.

“Então, recorri aos meus artigos e vídeos nas plataformas digitas em que partilho oportunidades e ideias de negócios e motivacionais e as agrupei”, contou Yassin.

Há cerca de um ano e meio o autor de “Empreender Transformar” lançou “Seis Ideias para Empreender no Turismo”, algumas das quais revelam resultados animadores na vida de jovens em Vilankulo, e também fazem parte do livro.

“Empreender Transformar” tem cerca de 120 páginas, divididas em cinco capítulos. E não é de admirar que, o jovem que tanto preocupa-se em ajudar jovens optasse por lançar o livro sem a assinatura de uma editora renomada. Podia fazê-lo, mas decidiu apoiar jovens dinâmicos e ambiciosos, só para mostrar que as coisas são possíveis, “desde que conjuguemos desejo e acção”.

“Tudo depende do foco”, disse Yassin Amuji.

Partilhar este artigo