Edson Macuácua lidera a Comissão Técnica para Diálogo Nacional Inclusivo

Edson Macuácua lidera a Comissão Técnica para Diálogo Nacional Inclusivo

O Secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior, Edson Macuácua, preside a Comissão Técnica, que tem a missão de guiar o Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo, instrumento que visa contribuir para uma maior estabilidade política e acelerar o desenvolvimento económico no país.

Através de uma nota da Presidência da República, o Chefe de Estado, Daniel Chapo, aprovou esta quarta-feira (07), o Regulamento de Organização e Funcionamento da Comissão Técnica criada para a materialização do Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo. O estadista moçambicano tomou a decisão ao abrigo da lei do Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo.

Além de Macuácua, o Chefe do Estado designou igualmente, os outros 17 membros que compõem a Comissão Técnica, sendo 18 indicados pelos partidos políticos signatários e três provenientes da sociedade civil.

Assim, o vice-presidente da Comissão Técnica é o professor e ex-deputado da Assembleia da República (AR), Alberto Ferreira, proveniente do Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), o maior partido da oposição no País.

O deputado do segundo partido da oposição, a Renamo, no Parlamento, Saimone Macuiana é o relator; e a deputada do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) o terceiro da oposição, Laurinda Cheia, foi designada vice-relatora.

Foram ainda nomeados Johane Zonjo, da Frelimo; Fátima Jovo (PODEMOS); Ivone Soares (Renamo); Casimiro da Cruz (MDM); Nunes Paulo Nenele, do Partido Revolução Democrática (RD); Sandra Manjate (RD), Vânia Nhantumbo (PAHUMO); Quivela Íntimo Cornélio (PAHUMO); Alberto Pedro Macie (PARESO); Elias Matsimbe, Partido de Renovação Social (PARESO); Ernesto Cossa, Partido de Reconciliação
Nacional (PARENA); Kelven Quenesse (PARENA); Albino Paulo Manguene, do Partido Nova Democracia (ND); e Berta Muiambo (ND).

São ainda membros da Comissão Técnica três individualidades indicadas por convite e selecção, dentre cidadãos propostos pelas organizações da sociedade civil de âmbito nacional.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.