Edifício residencial em construção desaba em Nairobi

Edifício residencial em construção desaba em Nairobi

Um edifício residencial de sete andares ainda em construção desabou, esta terça-feira, em Nairobi, capital do Quénia, deixando encurraladas cerca de dez pessoas.

“Foi às 14 horas quando reparámos que os pilares do edifício tinham começado a desmoronar-se. Começámos então a gritar para alertar as pessoas que estavam dentro do edifício para fugirem. Algumas delas conseguiram escapar enquanto outras não”, disse, John Muli, testemunha.

Um supervisor responsável pelo local ignorou por duas vezes os avisos das autoridades para suspender as obras de construção na sequência de preocupações sobre a sua estabilidade.

Outra testemunha, Isaiah Maina, acrescentou que “a estrutura é simplesmente pobre”. Olhando para as colunas, olhando para os materiais, eles não são como deveriam ser”.

Até a manhã desta quarta-feira, uma equipa de socorros ainda se encontrava no local para continuar a remoção das lajes na tentativa de resgatar outros trabalhadores debaixo dos escombros.

Os colapsos dos edifícios são comuns em Nairobi. Só em 2015 oito edifícios desabaram matando 15 pessoas. A presidência ordenou uma auditoria a todos os edifícios do país para ver se estavam em conformidade com o código. A Autoridade Nacional de Construção constatou que 58% dos edifícios em Nairobi eram impróprios para habitação.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.