“Economia moçambicana regista melhorias pelo segundo mês consecutivo” – Standard Bank

“Economia moçambicana regista melhorias pelo segundo mês consecutivo” – Standard Bank

O indicador PMI calculado pelo Standard Bank Moçambique, que reflecte as expetativas do sector privado acerca da economia, continuou em terreno positivo durante Maio, depois de sair de 13 meses de declínio em Abril, anunciou hoje o banco.

“Pelo segundo mês consecutivo, os dados do inquérito PMI indicaram uma expansão na economia moçambicana”, de acordo com a nota de análise, indiciando uma recuperação das empresas face ao impacto da pandemia do covid-19. 

“A produção e as novas encomendas continuaram a crescer, embora a ritmos ligeiramente mais lentos em comparação com o crescimento inicial registado em Abril”, detalhou, com o índice PMI a fixar-se em 51,2 pontos em Maio, depois de 51,3 em Abril.

Nesta análise, valores acima de 50 apontam para uma melhoria nas condições das empresas no mês anterior, ao passo que valores abaixo de 50 mostram uma deterioração.

O Standard destacou que o emprego aumentou pela primeira vez desde Janeiro e as perspectivas para a actividade futura são as mais altas desde Dezembro de 2019.

Em relação aos preços, as empresas moçambicanas registaram, em Maio, “um ligeiro aumento nos custos de aquisição, com a taxa de inflação a descer para o seu ponto mais baixo em quatro meses”. 

“Em contraste, foi registado o mais rápido aumento de custos com pessoal em 2021 até ao momento, visto que a criação de empregos levou a que algumas empresas aumentassem a remuneração global”, concluiu.

O Purchasing Managers’ Index (PMI) publicado pelo Standard Bank resulta das respostas de directores de compras de um painel de cerca de 400 empresas do sector privado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta