DP World desenvolve no Dubai sistema que promete agilizar armazenamento e transporte de contentores

DP World desenvolve no Dubai sistema que promete agilizar armazenamento e transporte de contentores

A DP World, uma operadora portuária sediada no Dubai, desenvolveu uma inovação que permite economizar tempo e espaço, noticia a ‘CNN’.

A tecnologia, que está a ser testada no porto de Jebel Ali, visa agilizar, melhorar e automatizar a maneira como os contentores são armazenados, transportados e entregues.

Por norma, os contentores que aguardam o transporte nos principais portos são empilhados uns sobre os outros com seis ou sete de altura, até serem levados para navios por guindastes. Além de ocupar muito espaço, essa abordagem significa que localizar e pegar a caixa certa pode ser demorado.

E é precisamente esse constrangimento de espaço e tempo que a DP World promete solucionar.

“BoxBay” é um sistema de armazenamento que empilha contentores de 11 andares numa estrutura de aço. Normalmente, quando os contentores são empilhados uns sobre os outros nos portos, é necessário mover os que estão acima para movimentar os que estão por baixo.

De acordo com a DP World, o BoxBay – desenvolvido em parceria com a empresa de logística alemã Amova -, permite que os guindastes recolham os contentores sem a necessidade de reorganizar os que estão por cima.

O sistema é automatizado, mas, no caso de falhar por qualquer motivo, um engenheiro poderá assumir o controlo do BoxBay a partir de sala criada para o efeito perto do porto.

“Economizamos cerca de 60 a 70% do tempo”, explicou Patrick Bol, chefe de expansão portuária e projetos especiais da DP World, em declarações à CNN.

De acordo com o mesmo responsável, “os custos iniciais são altos”, mas o “valor será recuperado”, além de que “o custo de manutenção é muito menor e requer menos pessoas para operar.”

Peter de Langen, um professor de economia marítima na Copenhagen Business School sem qualquer ligação à BoxBay reconhece as vantagens do sistema, mas aponta alguns obstáculos para uma adoção mais ampla: “Essa tecnologia é parte de uma mudança mais ampla para a automação que reduz o emprego nos terminais”.

Nas palavras de Sultan Ahmed bin Sulayem, presidente e CEO da DP World, o projecto piloto no Dubai está a mostrar resultados encorajadores em termos de economia de tempo e espaço, prevendo que a BoxBay venha a ser instalada em alguns dos portos mais movimentados do mundo.

“O nosso objectivo é eliminar todas as ineficiências do sector”, justificou o executivo.

Partilhar este artigo