Docente da UEM desenvolve sistema de energia solar para dispositivos móveis

Docente da UEM desenvolve sistema de energia solar para dispositivos móveis

O docente da Faculdade de Ciências, da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Belmiro Matsinhe, está a desenvolver um módulo que serve de colector de energia solar para alimentar diversos dispositivos electrónicos. 

O aparelho é composto por um conjunto de células que recebe energia solar e, por sua vez, incide sobre as células do módulo que converte em corrente eléctrica.

Segundo Matsinhe, autor da pesquisa, a produção da corrente acontece devido ao fenómeno de condução de electrões que culmina com o seu movimento dentro da célula, produzindo assim a energia capaz de alimentar qualquer dispositivo em uma residência.

O pesquisador acrescentou que o módulo pode ser associado a outros ou mesmo a uma placa solar e ser utilizada dentro de casa para alimentar dispositivos como ventoinha, aparelhos sonoros, lâmpadas, bombas para puxar água dos poços, entre outros.

Esta iniciativa inovadora foi apresentada na exposição havida recentemente, no Campus principal da UEM, no contexto da Conferência Internacional alusiva às celebrações dos 60 anos do ensino superior em Moçambique e Angola.

Aproveitou-se a ocasião para apresentar a um telescópio óptico e um psicómetro utilizados pelos meteorologistas para medir a humidade do ar.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.