Depois de Elon Musk, japoneses podem aproveitar matéria-prima moçambicana para produzir baterias de veículos eléctricos

Depois de Elon Musk, japoneses podem aproveitar matéria-prima moçambicana para produzir baterias de veículos eléctricos

O Governo moçambicano está à procura de investimento japonês para a implantação em Moçambique uma unidade fabril de produção de baterias para carros eléctricos.

No ano passado, o multimilionário sul-africano, proprietário da Tesla, construtora de veículos eléctricos, fechou contrato com a Syrah Resources para a aquisição de grafite das minas de Balama, na província de Cabo Delgado, para produzir baterias de carros eléctricos.

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, disse que a unidade fabril de baterias que se espera estar na alçada de empresários japoneses vai se juntar à fábrica que produção de carros eléctricos que o país pretende construir.

Magala revelou que o plano é que as baterias sejam produzidas em Moçambique de modo a responder à importação de veículos eléctricos. Além disso, espera-se que Moçambique possa receber conhecimento tecnológico japonês.

De vista a Moçambique na semana passada, empresários japoneses, que estavam na comitiva do Primeiro-Ministro nipónico, mostraram a vontade de diversificar o seu investimento no país, tendo procurado saber do Governo moçambicano se existia um projecto de produção de baterias para carros eléctricos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.