Decisão do CC para a CNE receber candidatura da RD pode influenciar o calendário eleitoral?

Decisão do CC para a CNE receber candidatura da RD pode influenciar o calendário eleitoral?

O Conselho Constitucional (CC) ordenou à Comissão Nacional de Eleições (CNE) a receber a candidatura do partido Revolução Democrática (RD) para sua participação nas eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo.

A deliberação do CC contrapõe-se à decisão da CNE que recusou a candidatura da RD – um partido formado recentemente por homens do partido Renamo – por ter ocorrido acima do prazo estabelecido e conter símbolos que se confundem com os da Renamo.

À data (30.08) da ordem do CC, a CN já havia sorteado a lisa do boletim eleitoral. Com efeito, a CNE deve realizar um novo sorteio, agora com 22 partido.

Será que este cenário compromete o calendário eleitoral?

O Notícias, citando a CNE, afirma que a recepção da candidatura do partido RD e a consequente anulação não afectará o calendário para a realização das eleições autárquicas de 11 de Outubro.

A RD submeteu a candidatura na quinta-feira (31.08), e a CNE diz que vai empenhar-se para realizar novo sorteio em tempo útil.

No sorteio anulado, os três partidos com assento parlamentar ocupavam os primeiros lugares, na sequência Movimento Democrático de Moçambique (MDM); Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo); e Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

Em reação à decisão do CC, os três partidos, segundo o matutino, entendem a aprovam a decisão. Porém, a Renamo assume que a CNE precipitou-se em realizar o primeiro sorteio, pois a recusa da candidatura da RD foi liminar.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.