Croácia recebe primeiro carregamento de GNL de Moçambique

Croácia recebe primeiro carregamento de GNL de Moçambique

A companhia LNG Croácia anunciou que o navio gaseiro British Mentor atracou no terminal flutuante na ilha de KrK, a 23 de Janeiro, com o primeiro carregamento de gás natural extraído na província de Cabo Delgado. O navio deverá ter zarpado esta quarta-feira depois de concluída a descarga.

A Croácia tornou-se o 40.º importador mundial de LNG em 2021 e, desde então, anunciou planos para duplicar a capacidade de gás do terminal de Krk para 6,1 mil milhões de metros cúbicos por ano, escreve a Natural Gas World no seu portal online, citado pelo Notícias online.

Aquele país europeu também anunciou no ano passado que o terminal flutuante localizado na ilha de Krk começará a enviar GNL para navios e veículos movidos a gás na Itália e na Europa de Leste, ao abrigo de um acordo de colaboração conjunta celebrado pelo seu operador Prvo Plinarsko Drustvo e Avenir GNL.

De referir em Novembro passado Moçambique anunciou a exportação do primeiro carregamento de GNL, extraído da sua plataforma FLNG Coral Sul, que possui uma capacidade de liquefação de gás de 3,4 milhões de toneladas métricas/ano.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta