CPLP apoio às prioridades de Moçambique na presidência do Conselho de Segurança ONU

CPLP apoio às prioridades de Moçambique na presidência do Conselho de Segurança ONU

Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP, manifestam total apoio às prioridades de Moçambique, na presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, assumida a 01 de Março corrente.

A CPLP entende que os temas sobre a mulher, paz, segurança, combate ao terrorismo e extremismo e mudanças climáticas, elencados por Moçambique como prioritários, neste mandato mensal à frente do Conselho de Segurança da ONU, estão em linha de conta com as prioridades mundiais da actualidade.

O embaixador de Moçambique junto das Nações Unidas e representante do país no Conselho de Segurança, Pedro Comissário, apresentou à CPLP o programa de trabalhos do mandato moçambicano, até 31 de Março.

Os estados-membro da CPLP, diz Pedro Comissário, aprovaram, de forma unânime, o programa, manifestando, inclusivamente, a intenção de apresentar uma declaração conjunta ao Conselho de Segurança da ONU, neste sentido.

“Houve propostas de a CPLP fazer uma declaração conjunta no grande evento que vai ter lugar, esta terça-feira, que vai ser presidido pela Ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação”, disse.

Pedro Comissário falava à imprensa moçambicana, em Nova Iorque, na véspera da realização por Moçambique, do debate aberto sobre Mulher, Paz e Segurança, marcando o primeiro grande evento de alto nível, inserido na presidência do nosso país ao Conselho de Segurança da ONU.

O Conselho de Segurança da ONU, liderado pelo embaixador moçambicano, Pedro Comissário, debate, esta segunda-feira, a situação de segurança no Sudão do Sul e o uso de armas químicas, na Síria. (RM)

Receba a nossa Newsletter

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.