COP28: Nyusi pede a conversão da dívida em financiamento da acção climática

COP28: Nyusi pede a conversão da dívida em financiamento da acção climática

O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu neste sábado, na cimeira da COP28 que decorre em Dubai, a conversão da dívida dos países em desenvolvimento com o ocidente e com as instituições multilaterais, em particular, em financiamento para programas de acção climática.

Citado pela Revista Terra, o estadista moçambicano sustentou a posição com base nos impactos que os países do chamado terceiro mundo, no geral, tem sofrido como resultado dos efeitos climáticos.

Paralelamente, o governante pediu para que os países em desenvolvimento tivessem acesso a mais financiamento a título concessional.

“instamos as diferentes instituições governamentais e não governamentais para aumentarem o financiamento às acções de investigação e de inovação tecnológica, porque, com o conhecimento científico, as comunidades poderão saber como melhor se adaptarem às mudanças climáticas”, advogou o estadista.

Ainda na sua intervenção, o Presidente moçambicano falou das iniciativas em curso no país ao nível da acção climática, nomeadamente, o negócio dos créditos de carbono

Destacou a adesão à iniciativa africana de mercados de carbono, salientando o início da elaboração do Plano de Activação dos Mercados de Carbono.

Segundo revelou estadista moçambicano, o processo está actualmente na fase de “negociação com alguns países” para celebrar acordos de venda dos créditos de carbono.

Para além das potencialidades no negócio do carbono, o governante falou das potencialidades que o país possui no sector energético, com destaque para as energias renováveis e a chamada economia azul.

Numa abordagem mais global, Nyusi juntou-se ao movimento em prol de uma acção climática imediata, salientando que “adiar a acção climática hoje é um claro investimento na destruição, de forma irreversível, do planeta e da humanidade”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.