Construídas 90 casas para as vítimas de ciclone Idai em Sofala

Construídas 90 casas para as vítimas de ciclone Idai em Sofala

O governo, através do ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, procedeu hoje, a entrega de 90 casas a famílias vítimas do ciclone Idai, no distrito do Dondo, província de Sofala. Trata-se de casas do Tipo 1 financiadas pela União Europeia (UE), construídas no âmbito do Mecanismo de Recuperação para Moçambique.

Segundo Osvaldo Machatine, que falava após a cerimónia de entrega dos imóveis, no centro de reassentamento de Mutua, distrito de Dondo, a construção das casas resulta de uma contribuição financeira de 34,3 milhões de euros da UE para o mecanismo de recuperação.

Trata-se de uma iniciativa que está a ser implementada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“O resultado desta intervenção é bastante significativo para o desenvolvimento educacional para os alunos e demais utentes”, declarou Osvaldo Machatine.

As construções estão dotadas de capacidade de resiliência, tendo em conta a propensão da região a desastres naturais, principalmente cheias e ciclones.

Por sua vez, o embaixador da UE em Moçambique, António Gaspar, garantiu total disponibilidade para apoiar o governo com vista a recuperação das zonas atingidas pelo ciclone idai, visto que ainda prevalecem enormes desafios em termos de infraestruturas.

“A União Europeia manifesta a sua total disponibilidade para apoiar Moçambique em várias outras áreas de intervenção urgente, com vista à recuperação económica e criação de desenvolvimento”, frisou Gaspar.

Partilhar este artigo