Um cidadão de 27 anos contraiu cegueira depois de recorreu ao uso de sabão e urina para a lavagem dos olhos. Ele havia contraído conjuntivite hemorrágica pela segunda vez.
O jovem contou que após o uso de sabão e urina, recorreu ao uso de medicamentos tradicionais a fim de eliminar a conjuntivite. Quando se dirigiu ao hospital a situação cegueira já lhe tinha afectado.
Citado pela STV, disse que no seu bairro é comum as pessoas recorrerem à urina na tentativa de eliminar a doença. “Quando me dissera isso eu também segui. Foi daí que iniciou o prolema”.
Conforme contou, no hospital recebeu duas vezes o mesmo medicamento para a administração. E quando depois recebeu uma pomada para aplicar nos olhos a visão já estava a desvanecer.
“Após três visitas ao hospital geral e tentativas de tratamento com pomadas oftálmicas sem sucesso, o paciente tomou uma medida desesperada ao aplicar urina nos olhos. Infelizmente, os médicos agora confirmam que ele perdeu permanentemente a visão”, escreveu o Hospital Central de Quelimane, no Facebook.
“Inicialmente estava com uma conjuntivite hemorrágica. Mas devido ao uso de medicamentos tradicionais e algumas outras substâncias não comprovadas cientificamente, passou para uma conjuntivite bacteriana e esta, por si, evoluiu para uma cegueira”, explicou Eugénia Cavele, porta-voz do Hospital Central de Quelimane.
Ela apelou à população para não administrar medicamentos sem comprovação científica, bem como evitar a automedicação.


Deixe uma resposta