Conhecido hoje o parceiro estratégico do projecto Mphanda Nkuwa que vai investir até 700 milhões de dólares

Conhecido hoje o parceiro estratégico do projecto Mphanda Nkuwa que vai investir até 700 milhões de dólares

O parceiro estratégico para a construção da barragem de Mphanda Nkuwa, na província de Tete, será hoje anunciado. A infraestrutura energética será construída 60 quilómetros a jusante de Cahora Bassa, ao longo o rio Zambeze, na mesma província.

A 03 de Maio deste ano, o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, avançou que o parceiro seria anunciado entre 10 e 12 de Maio, o que não veio a acontecer. Leia mais…

A submissão de propostas encerrou em Março deste ano, e para o projecto concorreram sete empresas organizadas em doi consórcios. O primeiro é constituído pela ETC Holding, ZESCO Limited, CECOT (subsidiaria da MotaEngil) e PetroSA (subsidiaria da Central Energy Fund, da África do Sul) e o segundo pela Electricidade de França, TotalEnergies e a japonesa Sumitomo Corporation, escreve o Notícias.

O consórcio vencedor deverá investir entre 500 e 700 milhões de dólares e juntar-se às moçambicanas Electricidade de Moçambique e Hidroeléctrica de Cahora Bassa. A participação do consórcio no total a investir no projecto está estimada em 4,5 mil milhões de dólares, incluindo a linha de transporte de energia na linha Temane-Maputo.

Para a barragem, projecta-se a instalação de uma capacidade de produção estimada em 1500 MW, podendo incrementar a competitividade do sector privado através do desenvolvimento de infraestruturas e negócio de energia.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.