Conheça os ténis sem tinta da Adidas, são amigos do ambiente

Conheça os ténis sem tinta da Adidas, são amigos do ambiente

A Adidas desenhou novos modelos de ténis que poderiam ser uma ode ao minimalismo. No entanto, o objectivo é outro: reduzir o impacto ambiental da produção através da eliminação da tinta do processo. A colecção “No-Dye” é composta por três opções para homens e mulheres que apresentam a cor original dos materiais utilizados.

Segundo o site Design Taxi, citado pelo portal “marketeer”, a Adidas decidiu manter as condições orgânicas dos materiais de forma saltar uma das etapas de produção que mais água consome: o processo de tingimento no pré-tratamento do calçado.

“É outra área em que estamos à procura de formas de sermos mais sustentáveis, para lá da nossa iniciativa de ajudar a pôr fim ao desperdício de plástico”, indica a insígnia em comunicado. É que, além de não terem tinta, os novos modelos são feitos com pelo menos 50% de materiais reciclados.

A Adidas esclarece que é necessária, contudo, uma fase de pós-tratamento para garantir as qualidades técnicas e de desempenho dos ténis. No entanto, só a eliminação do pré-tratamento já permite uma poupança média de 60%, tanto em termos de água como de energia.

Pensados para a prática de golfe, os novos modelos da colecção “No-Dye” pretendem ser uma razão adicional para os atletas desta modalidade escolherem os seus ténis. Além de estilo e performance, o cuidado com o ambiente será outro factor a equacionar.

Partilhar este artigo