Conheça as seis dicas para lidar com um ambiente de trabalho tóxico

Conheça as seis dicas para lidar com um ambiente de trabalho tóxico

Provavelmente já lhe terá acontecido chegar ao local de trabalho com a sensação (ou a certeza) de que iria ser mais um dia difícil. Mais um dia no qual teria de lidar com aquele colega que está constantemente a reclamar de outro(s) colega(s) ou de decisões com as quais não concorda. Ou mesmo o colega que considera constantemente que o seu trabalho é irrepreensível e que tudo gira em torno de si mesmo.

De acordo a notícia publicada no portal “Hrportugal”, nesses momentos, por certo sentiu a sua ‘alma a abandonar o corpo’ sem possibilidade de retorno e pensou para si mesmo: “como é que eu lido com isto da melhor forma?”.

Bem, não poderemos dizer que é uma tarefa fácil, porque não é. No entanto, há sempre uma de duas escolhas que podemos fazer: (1) deixarmo-nos influenciar pela toxicidade constante ou, (2) nos casos em que podemos agir, tomarmos uma atitude assertiva e tentar mudar a situação de forma positiva.
Os efeitos de ambiente tóxicos são bem conhecidos, sendo que em situações extremas poderão levar a depressões ou a outros problemas de saúde graves. Com isto em mente, a melhor opção é, sem dúvida, aprender a gerir as situações da melhor forma, sem as ignorar.

Por isso, aqui ficam algumas dicas que irão ajudar a lidar melhor com um ambiente de trabalho tóxico:

1. Na presença de um colega tóxico, não acompanhe a sua toxicidade

Por outras palavras, é importante não validar o comportamento que origina a toxicidade. Quando algum colega está num ‘ataque de nervos’ porque, por exemplo, pediu à chefia para sair mais cedo e não foi autorizado, tente não se envolver na conversa de forma precipitada e em jeito de validação da irritação do colega (por mais tentador que possa ser).
Em vez disso, canalize a conversa para um outro tópico. O que o colega fará de seguida pode não ser previsível ou do seu controlo, mas é importante deixar claro que não irá ‘embarcar’ no seguimento da conversa. O colega poderá, no entanto, recorrer à aprovação de outras pessoas ao redor, mas a falta de validação recebida da sua parte poderá ser suficiente para um ganho de consciência sobre a sua atitude.

2. Stress, ‘amanhã há mais’

É perfeitamente natural que, em períodos de trabalho mais exigentes, haja a necessidade de desabafar com alguém mais próximo, muitas vezes com um colega que trabalha directamente connosco, sobre o quão desafiante está a ser esse período. No entanto, por vezes é extremamente importante policiarmo-nos quando este tipo de conversa surge com maior frequência do que o expectável. Porquê, pergunta? Porque os colegas – ou outras pessoas do seu círculo – irão ficar exaustas com as sucessivas queixas (mesmo que os seus argumentos sejam válidos) e também você irá ficar cansado por estar constantemente a gastar energia com algumas coisas que, ou não pode mudar de todo, ou levarão mais tempo até sofrerem uma mudança. O importante a reter é que deve tentar encontrar um balanço saudável. Para si e para os que o/a rodeiam.

3. ‘Refugie-se’ nos colegas que são mais positivos

De um modo geral, em cada ambiente de trabalho há colegas muito diferentes uns dos outros, o que também nos leva à questão da toxicidade no trabalho. Mesmo que, à primeira vista, o ambiente seja tóxico, haverá colegas que percepcionam a situação do mesmo modo que você, mas poderão ter uma maior facilidade em reagir de forma positiva. A verdade é esta: são estes colegas que deve procurar nesses momentos. Todos temos aquele colega que diz a palavra certa e no momento certo para colocar toda a equipa bem-disposta e que torna as situações menos preocupantes do que elas realmente parecem inicialmente. Mesmo que não reconheça esta característica em nenhum colega seu, pode sempre ser o primeiro a ‘desbravar o terreno’.

4. Aprender a enfrentar as situações

Nos casos em que já existe alguma animosidade difícil de ignorar, talvez seja um indicativo de que está no momento de se encarar e tratar o problema. Em situações de elevado stress, por vezes poderá ser difícil abordar as questões problemáticas, por isso pode recorrer a um amigo mais próximo ou alguém que já tenha passado por situações semelhantes e procurar a sua perspectiva. Assim, poderá passar na sua mente os pontos importantes que quer referir na troca de ideias com a pessoa que, na sua percepção, está a causar o problema, ajudando assim a ter um discurso mais eficiente e com maior confiança.

5. Ganhar confiança

Quando existem subchefias, entramos sempre em dois campos distintos: a necessidade de sermos autónomos e a necessidade de controlo, e é algures entre estes dois polos que a confiança é construída. Um possível caminho para ir ganhando a confiança de um chefe, passa por fornecer-lhe informação e controlo. Resistir a isso só irá retardar o ganho dessa mesma confiança. Neste processo, há-que tentar antecipar as suas necessidades e/ou pedidos, isto é, tentar perceber, ainda antes de ser pedido, aquilo que a chefia necessita (também apelidado, muitas vezes, por ser-se proactivo). Depois, é essencial apostar numa comunicação clara, fornecendo toda a informação de que a chefia precisa, incluindo atualizações ao trabalho desenvolvido. O objectivo passa por ficar o mais possível alinhado com os seus superiores, evitando alguns pontos problemáticos que possam surgir por falta de comunicação clara e objectiva.

6. Encontre formas de aliviar o stress fora do contexto de trabalho

É importante garantir que, fora do ambiente de trabalho, existe uma vida que nos preenche o suficiente para equilibrar o nosso bem-estar. Agendar programas com os amigos ou planear atividades, como uma aula de ioga ou um passeio de bicicleta, são exercícios que contribuem imenso para o bem-estar físico e psicológico. Após um dia intenso, as actividades que não relacionadas com o trabalho são um óptimo ‘aperitivo’ para o bem-estar, e que o/a podem deixar totalmente ‘revigorado’ para mais um dia de resistência/combate à toxicidade.

Por Micael Santos, Assistente de Marketing e Comunicação da RHmais

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