Conheça as cinco profissões mais procuradas no pós-pandemia

Conheça as cinco profissões mais procuradas no pós-pandemia

A pandemia da Covid-19 deixou o mundo de pernas ao ar. Muitas áreas alteraram o seu curso normal e muitas outras tiveram que reinventar-se. Por outro lado, a pandemia levou a que se criassem funções e cargos para adequá-los à nova realidade.

Nos dias que correm, quase todo o mundo vai-se desconfinando, tentando recuperar o tempo perdido no isolamento. Apesar disso, nada mais será como antes, principalmente no que diz respeito às relações laborais. Daqui em diante, vai-se assistir a uma continuidade no trabalho remoto, e novas carreiras deverão aparecer para sustentar essa nova configuração, até então improvisada.

Existe uma série de novas profissões emergentes, já mapeadas por instituições de relevo como o Fórum Económico Mundial, e que vão dinamizar o mercado de trabalho. O MZNews seleccionou cinco das novas funções que vieram para ficar.

Director de trabalho remoto

Esse profissional vai-se preocupar com as condições do pessoal que estará a realizar os trabalhos à distância, garantindo toda a logística para cada colaborador de modo a que a fluidez do trabalho seja a melhor.

Designer de ambiente de trabalho

Essa profissão não é relativamente nova, mas agora regista uma demanda mais acelerada. No lugar de ter na linha da frente a visão de um espaço “charmoso”, a preocupação é salvaguardar as condições sanitárias. A elaboração do design do imóvel deverá permitir o maior distanciamento entre as pessoas, ter menor número de profissionais no local e um ambiente ventilado.

Auditor de Algoritmo

O mundo caminha cada vez mais rápido para um modo de comunicação menos presencial e mais virtual, e isso já exige uma sofisticação da tecnologia artificial, devendo a leitura de algoritmos ser mais precisa na colecta de dados. Actualmente as melhores tecnologias de reconhecimento facial tendem a confundir os rostos dos utilizadores.

Consultor de Realidade Aumentada

A indústria tecnológica está preocupada em oferecer o melhor de si para que ficar em casa seja mais atraente quanto numa interação presencial. O especialista nesse tipo de imersão vai conectar artistas gráficos e engenheiros de software para promover uma experiência à distância mais realística.

Gestor de equipa Homem-máquina

Num futuro próximo vai ser mais seguro ter robôs em ambientes que antes aglomerados. A Forbes revela que as vagas para funções relacionadas a automação industrial, como técnicos de robótica, cresceram em cerca de 50% nos Estados Unidos da América. Esses gestores serão responsáveis por garantir que a comunicação entre autómatos e seres humanos seja harmónica.  

Partilhar este artigo