Conheça as cinco estratégias para gerir melhor o seu tempo no trabalho

Conheça as cinco estratégias para gerir melhor o seu tempo no trabalho

Fazer uma boa gestão do tempo é o melhor caminho para obter mais produtividade no trabalho e uma vida mais equilibrada. Por vezes, conseguir orientar todas as tarefas que precisam de ser feitas no dia-a-dia é um desafio enorme, por isso, saber gerir o tempo é fundamental.

O objectivo não é fazer o máximo de coisas no mínimo de horas, mas sim saber como optimizar as horas, sem desperdiçar tempo, ganhando mais tempo para as actividades pessoais.

A Hotmart empresa global de tecnologia, citada pelo portal Human Resources, divulga cinco estratégias para uma boa gestão do tempo e uma vida laboral e pessoal mais equilibrada.

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é o primeiro passo, pois só assim é possível construir uma rotina positiva e adaptada ao ritmo de cada um. É, por isso, importante identificar os períodos mais produtivos e saber o tempo que se gasta para realizar cada actividade. Mapear tudo isto é importante para saber exactamente quanto tempo é preciso para concluir cada tarefa e para as organizar, sem haver uma sobrecarga.

2. Definir prioridades

Ao organizar a agenda da semana de trabalho é fundamental dividir as tarefas por prioridades, ou seja, da mais urgente para a menos urgente. Começar por uma tarefa pouco importante pode fazer com que se perca tempo crucial para realizar o que é urgente e que precisa de mais atenção.

3. Dividir as tarefas

Fazer a mesma coisa durante horas seguidas pode ser cansativo e pouco produtivo. Se existem tarefas que exigem mais horas, o melhor é dividi-las em tarefas menores ao longo da semana para facilitar o processo e trabalhar com mais tranquilidade, sem se cansar tanto da actividade.

4. Anotar todos os compromissos e tarefas

O melhor é anotar tudo o que é necessário fazer, para que nada seja esquecido nem confundir prazos. Essa estratégia também ajuda a visualizar melhor tudo o que é necessário fazer e, assim, gerir melhor os horários. Para as anotações pode recorrer a vários métodos: agenda física, agenda online, planner ou aplicações online.

5. Fazer pausas

A gestão de tempo também significa estipular momentos específicos para descanso. Sem pausas estratégicas ao longo do dia, é impossível manter a produtividade e ter uma rotina saudável. As pausas ajudam a descansar mental e fisicamente e a recuperar as energias. No entanto, se não forem incluídas no planeamento, há grandes hipóteses de não se dar a devida atenção a estes momentos.

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