Conflitos laborais aumentam em mais de 140%

Conflitos laborais aumentam em mais de 140%

O Centro de Mediação e Arbitragem Laboral  de Maputo revelou que os conflitos laborais, entre colaboradores e entidades empregadoras aumentou em cerca de 147%, de 521 no ano passado, para 1288, no primeiro semestre deste ano.

Entre os principais factores estão os despedimentos sem justa causa, falta de pagamento de salários, rescisão unilateral de contratos e outras violações.

Citado pelo Notícias, o Director da instituição, Lourenço Mauai, disse que o sector mediou  1279 conflitos, dos quais alcançou 1143 acordos, havendo ainda 136 impasses e 13 desistências.

A resolução de conflitos já resultou no pagamento de 11 milhões de meticais e a reintegração de 36 trabalhadores nos seus postos.

Os sectores de indústria, comércio a retalho é que registaram menores casos, mas o de segurança privada tem maior ocorrência de casos de conflitos laborais que culminam com impasses.

Mauai disse que o aumento dos conflitos resulta da reabertura dos postos de trabalhos encerrados no período de restrições devido a pandemia da covid-19, e incentivou às partes empregadora a optarem pelo diálogo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.