Comissão parlamentar de orçamento defende desenvolvimento das zonas de recursos naturais

Comissão parlamentar de orçamento defende desenvolvimento das zonas de recursos naturais

A Comissão do Plano e Orçamento (CPO) da Assembleia da República, defende a necessidade de se potenciar as zonas onde são extraídos os recursos naturais para que se crie condições para o seu desenvolvimento, assegurando que estes recursos não se transformem em maldição, mas sim em uma bênção.

O presidente da comissão, António Niquice, falando momentos após a visita de trabalho realizada, na terça-feira, à Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), referiu-se à necessidade de se fazer um esforço adicional para que na fase da exploração do gás natural liquefeito, esse recurso possa servir para dinamização do processo de industrialização do País.

ʺTivemos a oportunidade de perceber que a ENH tem estado a fazer o seu melhor, incluindo com as suas diferentes subsidiárias no processo de industrialização do País, disse o deputado, para quem era importante perceber os quais são os desafios e as perspectivas daquela empresa pública.

Neste sentido, o presidente da CPO instou aos gestores da ENH a capitalizarem a área de formação de quadros para que mais jovens possam beneficiar e participar do processo de industrialização do país que exige tecnologia avançada e conhecimentos tecnicamente apurados.

ʺPortanto, fazemos uma avaliação positiva no sentido que estão na ENH quadros nacionais a darem uma valiosa contribuição para que esta indústria, que é bastante estruturante, possa servir aos interesses dos moçambicanos, disse Niquice, acrescentando que a melhoria do ambiente de negócios pode dar azo ao surgimento de mais empresas e a consequente geração de mais empregos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.