Cidade de Maputo: Chefe do Estado faz a entrega de 100 novas casas tipo-zero destinadas aos jovens

Cidade de Maputo: Chefe do Estado faz a entrega de 100 novas casas tipo-zero destinadas aos jovens

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, quarta-feira, 15 de Março, no Bairro Incassane, distrito municipal Katembe, em Maputo, 100 casas tipo-zero, erguidas no âmbito do Projecto Renascer, num investimento do Fundo para o Fomento da Habitação (FFH), em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, avaliado em cerca de 70 milhões de meticais.

A construção das casas evolutivas, destinadas aos jovens de sete distritos municipais de Maputo, enquadra-se na implementação da estratégia do Programa Habita Moçambique, lançado pelo estadista moçambicano, e que estabelece mecanismos de provisão de terra e outras infraestruturas básicas aos cidadãos.

Na ocasião, Filipe Nyusi referiu que, no País, o acesso à habitação condigna, para a grande maioria da população, continua a ser um desafio, com destaque para a camada jovem.

O projecto Renascer, conforme explicou, tem como grupo alvo os cidadãos cujo rendimento é até cinco salários mínimos, sendo que a modalidade de acesso é realizada através do pagamento de prestações mensais de cerca de 2.800 meticais, durante um período de 20 anos, sem taxa de juro.

“A construção de cada casa custou aproximadamente 800 mil meticais. Entretanto, a sua venda está a ser efectuada em cerca de 600 mil meticais, um desconto de cerca de 20 por cento, que representa a comparticipação do Governo”, enfatizou.

Para o estadista, este projecto tem a vantagem de permitir a evolução das casas em conformidade com o seu modelo: “Os proprietários, querendo, poderão negociar com os gestores do projecto para poderem efectuar melhorias estruturais às suas novas casas”, frisou.

Para além das 100 casas ora inauguradas, foram igualmente construídas 24 casas, em Monapo, província de Nampula, estando ainda em curso as obras de construção de 130 casas do tipo-1, no município de Ribáuè, Nampula, 24 em Pemba, Cabo Delgado, 41 em Montepuez, também Cabo Delgado, 20 no distrito de Mecufi, Nampula e 25 no Município de Metangula, em Niassa.

Para o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, a construção das 100 casas em Incassane é fruto da colaboração das autoridades locais e do apoio que o seu Ministério tem estado a receber por parte do Município de Maputo.

Importa referir que o Ministério das Obras Públicas Habitação e Recursos Hídricos tem estado a criar condições para a construção de mais habitações, dentro das circunstâncias possíveis. Como resultado, num projecto negociado com o Banco Mundial, embarcou para um desafio de construção de cerca de duas mil casas no modelo de melhoria, no Norte do País.

“O projecto, que arrancou há sensivelmente quatro meses, está a ser desenvolvido nas cidades de Nacala, Nampula, Pemba e em Montepuez, num investimento de 100 milhões de dólares norte-americanos”, concluiu Carlos Mesquita.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta