Ciclone Jude deixa mais de 200 mil clientes sem corrente eléctrica na Zambézia e Nampula

Ciclone Jude deixa mais de 200 mil clientes sem corrente eléctrica na Zambézia e Nampula

Um total de 206 600 clientes estão sem corrente eléctrica nos distritos das províncias da Zambézia e Nampula, no centro e norte de Moçambique, respectivamente, devido ao mau tempo causado pela passagem do ciclone tropical Jude.

Segundo dados actualizados hoje, quinta-feira (13), pela empresa Electricidade de Moçambique (EDM), na província da Zambézia, os cortes de energia eléctrica estão afectaram os distritos de Morrumbala, Dere, Inhassunge, Namacurra e os Postos Administrativos de Macuse, Maneia e Nabure. Já em Nampula, estão sem corrente eléctrica os clientes que vivem no litoral da província, sobretudo os dos distritos de Memba, Nacala Velha, Mossuril, Ilha de Moçambique, Muecate, Mogincual, Lalaua, Mecuburi e parte das cidades de Nampula e Nacala.

“Devido ao mau tempo que assola a região norte do País, as províncias da Zambézia e Nampula registaram danos em 74 quilómetros de Linha de Média e Baixa Tensão, bem como a queda de 6 Postos de Transformação e duas Torres de Alta Tensão, na linha entre Namialo e Monapo”, refere a EDM em comunicado.

De acordo com a EDM, os prejuízos causados pelo ciclone são avaliados em cerca de 100 milhões de meticais.

“Neste momento, as vias de acesso encontram-se interrompidas, condicionando a reposição do fornecimento da corrente elétrica aos clientes afectados. Entretanto, já foi restabelecido o fornecimento normal de energia eléctrica aos distritos de Moma, Larde, Meconta  e Murrupula, na província de Nampula, e os distritos de Morrumbala, Dere e Namacurra, na província da Zambézia”, acrescentou a estatal eléctrica.

O ciclone tropical entrou em Moçambique na madrugada de segunda-feira (10), com ventos de 140 quilómetros por hora e rajadas até 195 quilómetros por hora.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.