Chuvas despertam drama adormecido em Maputo e afecta mais de duas mil famílias

Chuvas despertam drama adormecido em Maputo e afecta mais de duas mil famílias

As chuvas moderadas a fortes que caíram, na madrugada de ontem, na cidade e província de Maputo, trouxeram à luz a precariedade do sistema de saneamento, devido às enchentes urbanas e o arrastamento de resíduos sólidos em áreas residenciais.

Assim, muitas famílias viram as suas casas, quintais e ruas alagados, facto que dificultou a mobilidade durante as primeiras horas.

Alguns agregados familiares tiveram de dedicar parte do seu tempo a remover as águas, daí que não puderam se fazer aos postos de trabalho ou estabelecimentos de ensino tal como o fazem nos dias normais.

Dados partilhados pelo Instituto Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (INGD) e citados pelo jornal Notícias, a nível da capital do país, apontam para pelo menos 2.418 famílias afectadas. Há ainda uma escola, um centro de saúde e 18 ruas inundadas nos seis distritos municipais.

A situação afectou ainda o sistema de transporte, uma vez que alguns veículos sofreram avarias devido às poças de água, aliadas à degradação das estradas nos bairros de expansão.

Nos bairros como Mali, Mumemo, Pazimane, entre outros, poucos transportadores arriscaram operar durante a hora da ponta. Assim, registaram-se aglomerados nas paragens, com as pessoas a esperarem, por muito tempo pelo transporte.

Receba a nossa Newsletter

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.