China reduz 98% taxas aduaneiras para exportações moçambicanas

China reduz 98% taxas aduaneiras para exportações moçambicanas

A breve trecho, os exportadores moçambicanos de produtos para China poderão beneficiar de uma redução nas taxas nos direitos aduaneiros aplicadas para o envio de mercadoria. Para o efeito, Moçambique e China rubricaram recentemente um Acordo de Tratamento Preferencial para Mercadorias Originais de Moçambique.

O memorando prevê que os produtos moçambicanos possam beneficiar de um desconto de 98% das taxas aduaneiras para entrar na China, segundo a embaixadora de Moçambique, em Beijing, Maria Gustava.

Citada pelo Notícias, explicou que ainda faltam alguns detalhes para a sua implementação, dada a facilidade com que vão entrar para o mercado chinês. “Neste momento estamos a trabalhar nos aspectos fitossanitários e no registo das empresas que [poderão] exportar para a China”.

Moçambique já exporta para a China produtos minerais, pesqueiros, agrícolas e madeiras. Da China Moçambique importa maquinaria, produtos manufacturados e materiais de construção civil.

“Queremos mais investimentos na indústria, sobretudo no agro processamento e nos minérios porque isso cria mais emprego”, disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.