Chefe do Estado fala hoje sobre situação da nação

Chefe do Estado fala hoje sobre situação da nação

O Chefe do Estado, Filipe Nyusi, dirige-se hoje aos moçambicanos, a partir do plenário da Assembleia da República, para prestar a sua informação anual sobre o estado geral da nação.

Num discurso previsto para durar cerca de duas horas, Filipe Nyusi fará a radiografia da situação política, económica, militar e social do país, visto este ano foi marcado pela entrada de forças militares do Ruanda e mais tarde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) no combate aos grupos armados que desde finais de 2017 protagonizam o terror na província de Cabo Delgado.

Além da questão do terrorismo, o Chefe do Estado vai apresentar igualmente, o ponto de situação do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) de antigos guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição.

Não obstante, a luta que o país está a travar contra a pandemia de covid-19, numa altura em que aumentam os receios de uma nova vaga precipitada pela circulação já confirmada no país da nova variante Ómicron, vai também merecer alguma apreciação do Chefe do Estado.

Partilhar este artigo