CC chumba recurso de Ossufo Momade contra candidatura de Venâncio Mondlane

CC chumba recurso de Ossufo Momade contra candidatura de Venâncio Mondlane

O Conselho Constitucional (CC) rejeitou um recurso de Ossufo Momade, no qual impugnava a semelhança do símbolo de Venâncio Mondlane, na sua candidatura a Presidente da República com o da Renamo.

No recurso apresentado, o líder da Renamo não concorda que a coligação e o seu concorrente usem uma ave como símbolo partidário e eleitoral. Entende que, tal acto visa confundir o eleitorado no momento da votação, o que pode ser prejudicial para a Renamo.

Momade vai mais longe e diz que a acção da CAD e do seu candidato é propositada e terá sido feita justamente para roubar votos da Renamo e do seu candidato.

O líder da Renamo entende ainda que o símbolo da CAD e do candidato Venâncio Mondlane são mais recentes, daí se deduzir que foram adoptados com o fito de roubar os votos da Renamo e do seu candidato (…), porque como se sabe, ao dizer “votem na ave”, ainda que se diga a espécie, pode ser difícil dizer ou identificar sobre qual ave se refere no momento do voto”.

Ossufo Momade diz que é obrigação da CAD identificar um símbolo que não se confunda com o de outro partido já existente, no caso a Renamo. E solicitou que o CC mandasse alterar o símbolo que suporta a candidatura de Venâncio Mondlane e da própria CAD.

Mesmo com todas essas fundamentações, o CC decidiu rejeitar a reclamação de Momade explicando que esta em curso o processo de verificação de candidaturas ao cargo do presidente da Republica.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.