Candidatos à polícias municipais são expulsos por corrupção no decurso da formação

Candidatos à polícias municipais são expulsos por corrupção no decurso da formação

Nove dos 84 agentes da Polícia Municipal de Chimoio formados recentemente em segurança rodoviária em Manica foram expulsos no decurso da capacitação por se terem envolvido em actos de corrupção aquando do estágio na área de reguladores de trânsito.

Josefina Fernandes, chefe do Departamento da Polícia de Trânsito no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, disse que os actos de corrupção mancham a classe e por isso não devem ser tolerados.

“Há colegas que não chegaram ao fim da capacitação devido à corrupção. Durante o estágio enveredaram por actos de corrupção, o que motivou a sua expulsão do curso”, disse Jsefina Fernandes.

A responsável falava durante o encerramento do curso de capacitação de agentes reguladores de trânsito, no município de Chimoio.

Apelou aos 75 agentes que chegaram ao fim do curso a distanciarem-se de actos ilícitos para evitar que sejam processados e punidos disciplinar e/ou criminalmente.

Instada a comentar sobre o acto, a procuradora da Secção de Crimes Económicos e Conexos em Manica, Saquina Dzenga, que fez parte dos formadores, garantiu que o Ministério Público vai instaurar processos para responsabilizar os formandos indiciados de corrupção.

A capacitação em matéria de segurança rodoviária a que foram submetidos os referidos agentes da Polícia Camarária visou munir, sobretudo aos agentes de trânsito, de conhecimentos que os permitam contribuir para a redução dos casos de sinistralidade, que tendem a recrudescer na cidade, envolvendo viaturas e táxi-motos.

O presidente do Conselho Municipal de Chimoio, João Ferreira, que dirigiu o encerramento do evento, advertiu os agentes a distanciarem-se de condutas desviantes.

“Alguns polícias municipais não ouviram bem as orientações que estavam a ser dadas e optaram por outros caminhos. Embora tenham sido identificados durante a formação, serão processados disciplinarmente, se não couberem procedimentos criminais”, disse Ferreira.

Ferreira disse ainda que Chimoio é conhecida, no país, como uma das cidades em desenvolvimento, em vários domínios, e este mérito não pode ser posto em causa e manchado pela actuação negativa de alguns polícias camarários.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta