Canadá desembolsa 5 milhões de dólares para comunidades do Parque Nacional da Gorongosa

Canadá desembolsa 5 milhões de dólares para comunidades do Parque Nacional da Gorongosa

O Governo do Canadá vai desembolsar cinco milhões de dólares canadianos para melhoria das condições de vida das comunidades nos arredores do Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, foi anunciado esta terça-feira.

“O projecto tem um enfoque especial nas mulheres e raparigas e contribuirá para a melhoria do acesso aos serviços sociais básicos de saúde e educação de qualidade e para a expansão dos meios de subsistência”, refere, em nota, o Parque Nacional da Gorongosa, uma das áreas de conservação mais importantes de Moçambique.

O projecto, designado “Paz através da Acção Económica e Empoderamento das Comunidades”, terá a duração de cinco anos, um período em que serão desenvolvidas várias iniciativas de “abordagem integrada” e centradas nas comunidades para combater a pobreza e melhorar a inclusão.

“O projecto oferece uma oportunidade para promover a dignidade humana e o empoderamento económico e social dos mais pobres e vulneráveis, especialmente mulheres e raparigas num ambiente de paz e governação inclusiva”, acrescenta a nota.

O Parque Nacional da Gorongosa é hoje uma das principais áreas de conservação de Moçambique, com uma grande variedade de vida selvagem.

Localiza-se na província de Sofala, na extremidade sul do Vale do Rift do leste africano, com uma área de cerca de 4 000 quilómetros quadrados.

O parque da Gorongosa acolhe alguns dos ecossistemas biologicamente mais ricos e geologicamente diversos do continente, estando actualmente a ser revalorizado com várias iniciativas após ter sido fortemente afectado pela guerra civil de 16 anos em Moçambique.

Agência Lusa

Partilhar este artigo