Cabo Delgado: Trabalhadores da grafite Twigg Exploration & Mining queixam-se de despedimentos ilegais

Cabo Delgado: Trabalhadores da grafite Twigg Exploration & Mining queixam-se de despedimentos ilegais

Trabalhadores de uma empresa subsidiária da Syrah Resources, que explora grafite em Cabo Delgado, acusam a firma de despedir ilegalmente funcionários que estiveram envolvidos numa greve em Novembro na sua mina em Balama.

Trata-se de 23 trabalhadores da Twigg Exploration & Mining, subsidiária do grupo australiano Syrah Resources, que explora grafites na mina de Balama.

“A greve foi colectiva e pacífica, mas a empresa despediu 23 trabalhadores, escolhidos para representar os outros funcionários no tempo da mediação, por via telefónica”, disse à Lusa Tobias António, representante dos trabalhadores, todos oriundos de Cabo Delgado.

Os funcionários, segundo a Lusa, o caso, que se arrasta desde Dezembro do ano passado, foi submetido às autoridades de Cabo Delgado, com destaque para o governo local, mas até agora não houve qualquer resposta.

Entretanto, para a organização não-governamental Centro para Democracia e Desenvolvimento (CDD), os despedimentos criaram a ideia de “marginalização e discriminação deliberada dos residentes da província”, cujas comunidades já se têm queixado de alegada falta de oportunidades na exploração dos recursos minerais locais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.