Cabo Delgado: TotalEnergies e IICP promovem formação profissional de jovens em hotelaria, turismo e Oil & Gas

Cabo Delgado: TotalEnergies e IICP promovem formação profissional de jovens em hotelaria, turismo e Oil & Gas

Ao abrigo do memorando de entendimento assinado entre o Instituto Industrial e Comercial de Pemba (IICP) e a TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, na sua qualidade de operadora do projecto Mozambique LNG, arrancou hoje, a formação técnico-profissional dos primeiros 90 jovens de um total de 390 que se pretende formar num período estimado de 12 meses. 

Os 90 formandos, maioritariamente deslocados de Palma e Mocímboa da Praia, vão, durante 3 meses, frequentar o curso de hotelaria e turismo, que integra as especialidades de recepção e andares (quartos), restaurante e bar e ainda gastronomia e artes culinárias. Neste grupo, conseguiu-se assegurar a paridade de género.

Em Março deverão arrancar os cursos de processamento de petróleo e gás, electricidade industrial e mecânica geral, abrangendo os remanescentes 300 jovens. Estas formações são financiadas pelo projecto Mozambique LNG, no âmbito da sua iniciativa Capacitamoz,

Esperança Pinto, representante da Directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Cabo Delgado, afirmou que “neste primeiro ciclo de formação, está previsto a capacitação de 90 jovens de Cabo Delgado nos cursos de Hotelaria e Turismo, como forma de abrir caminhos para a potencial inserção dos nossos formandos em empresas, quer seja a TotalEnergies ou outras. Em suma, estas sinergias aproximamnos cada vez mais de um importante empregador que é o sector privado. Com a implementação deste memorando, espera-se um maior crescimento do índice de empregabilidade, pela promoção do auto-emprego, uma vez que os formandos que daqui sairão, serão dotados de ferramentas que lhes possam permitir prosseguir com as suas habilidades adquiridas durante a formação, podendo futuramente ainda empregar mais jovens.” 

Por sua vez, Leonardo Nhavoto, gestor de Conteúdo Local da TotalEnergies Mozambique, afirmou: “Apesar de continuarmos em força maior e, portanto, com as nossas operações suspensas, continuamos comprometidos com o desenvolvimento do país e de Cabo Delgado, em particular. Hoje, com o início da formação de 90 jovens dos 390 que vão ser formados no IICP, damos mais um passo importante na materialização deste nosso compromisso. É mais uma etapa importante na implementação da nossa Estratégia de Conteúdo Local, que está em linha com o Programa Único de Conteúdo Local estabelecido pelo Governo. Com efeito, os 390 jovens que vão ser formados aqui no ICCP vêm juntar-se aos 2500 jovens que vão ser formados num período de 5 anos em Cabo Delgado, numa parceria já em curso entre a TotalEnergies e o IFPELAC, no âmbito da nossa iniciativa CapacitaMoz.”

O CapacitaMoz é uma iniciativa liderada pelo projecto Mozambique LNG, operado pela TotalEnergies, que funciona como plataforma para a capacitação de moçambicanos. No contexto deste projecto, capacitação é definida como sendo o processo pelo qual indivíduos e organizações obtêm, melhoram e retêm habilidades, conhecimento, competência, experiência, ferramentas, equipamentos e/ou outros recursos necessários para realizar seu trabalho com competência.

 Sobre a TotalEnergies em Moçambique

Presente em Moçambique desde 1991, a Companhia actua em dois segmentos: Marketing & Serviços e Pesquisa & Produção.

A TotalEnergies Marketing Moҫambique S.A. é um actor importante no mercado de comercialização de produtos petrolíferos, que possui uma rede nacional de estações de serviço, de clientes industriais e de pesquisa, e actividades na área de lubrificantes e logística.

A TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, subsidiária detida a 100% pela TotalEnergies SE, opera o projecto Mozambique LNG com uma participação de 26,5%, juntamente com a Mitsui E&P Mozambique Area1 Limited (20%), a ENH Rovuma Área 1, S.A. (15%), ONGC Videsh Rovuma Limited (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8.5%).

Sobre a TotalEnergies

A TotalEnergies é uma empresa multi-energias mundial de produção e comercialização de energias: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, energias renováveis e electricidade. Os seus mais de 100.000 colaboradores estão comprometidos com uma energia cada vez mais económica, mais limpa, mais fiável e acessível ao maior número de pessoas possível. Presente em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro dos seus projectos e operações para contribuir com o bem-estar das pessoas.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.