Cabo Delgado: Nyusi diz que ações de terroristas visam recrutar crianças e jovens

 Cabo Delgado: Nyusi diz que ações de terroristas visam recrutar crianças e jovens

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse, esta quarta-feira, que a movimentação de terroristas em Cabo Delgado tem em vista o recrutamento de crianças e jovens.

“Ficamos a saber que na segunda quinzena do mês passado houve muita movimentação dos terroristas. Desceram de Mocojo e estavam a vir para Mituge, Micufe e Chiúre.  Estes pretendiam fazer recrutamento nesta área, mas não conseguiram devido à consciência dos jovens.”

Nyusi deu essas declarações após se reunir com as chefias militares da SADC e do Ruanda para se inteirar do ponto da situação de prontidão combativa.

Falando à imprensa, Filipe Nyusi reconheceu haver um “número considerável de deslocados, decorrente da nova vaga de ataques terroristas em vários distritos de Cabo Delgado.”

“Há número significativo de pessoas que mudam de uma zona para outra. Mesmo aqueles que saíram há muito tempo já estabilizaram as suas vidas. As pessoas não podem ficar infinitamente à espera de apoio”, frisou.

Na visita a provincia de Cabo Delgado, Nyusi fez-se acompanhar, pelo ministro da Defesa, Cristovão Chume; ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita; ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala; e pela presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD),  Luísa Celma Meque.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.