Cabo Delgado: Milhares de deslocados chegam a Nampula após novos ataques terroristas

Cabo Delgado: Milhares de deslocados chegam a Nampula após novos ataques terroristas

Milhares de pessoas continuam a chegar à sede distrital de Chiúre, em Cabo Delgado, mas também à vila de Namapa, na província vizinha de Nampula,  no norte de Moçambique. A população teme que os terroristas protagonizem novos ataques contra as comunidades. 

Segundo uma notícia divulgada pela RFI, o ataque ao posto administrativo de Mazeze na semana passada desencadeou a fuga da população de Chiúre, em Cabo Delgado, para a província vizinha de Nampula. A este respeito, o Secretário de Estado de Nampula confirmou a chegada massiva da população.

“Agora o nosso papel, como Governo a nível da província, é abrir as portas para as pessoas entrarem, querem algum refúgio”, explicou Jaime Neto, que não avança números, mas assegura a criação de condições para albergar os deslocados.

“Abrimos um centro provisório de acolhimento. Há uma equipa neste momento do INGD que está a operar no terreno neste momento. É muito difícil estimar em termos numéricos, mas há muitos que estão a entrar”, referiu ainda.

Os novos ataques terroristas mereceram também, nesta quinta-feira, a condenação das três bancadas parlamentares na cerimónia de abertura da 9.ª sessão ordinária da Assembleia da República.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.