BVM já financiou a economia em mais de 4 mil milhões de dólares

BVM já financiou a economia em mais de 4 mil milhões de dólares

O Presidente da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Salim Valá  anunciou ontem que a instituição que dirige já financiou a economia em um pouco mais de 4 mil milhões de dólares (278 mil milhões de meticais) ao longo de duas décadas e meia da sua existência.

Salim Valá que falava na manhã de ontem, em Maputo durante a abertura de um “Ciclo de Negócios – BVM” disse igualmente que a capitalização bolsista representa neste momento cerca de 24,3% do PIB.

Não obstante a evolução que tem vindo a registar, nos últimos anos, Valá reconheceu que a Bolsa é ainda de pequena dimensão, com baixa liquidez e profundidade.

“O nosso foco continua a ser dinamizar o mercado secundário, àquele que é o papel tradicional da Bolsa”, disse o responsável da BVM.

Perante a uma plateia de intervenientes de mercado de capitais, Valá disse ser pretensão da Bolsa sair dos actuais 12 empesas para 30 empresas cotadas isto até finais de 2027.  E não para por aí. Em termos de capitalização bolsista, a fonte quer que a mesma sai dos 14, 3% para 35% do PIB.

Para o alcance destas mestas a BVM conta com a colaboração de um conjunto de instituições  que “algumas delas estão aqui representado”, disse.

Indo para alguns indicadores bolsista a fonte revelou que no cômputo geral houve um crescimento assinável.

Por exemplo, a emissão de dívida corporativa incrementou em 55,6%, neste ano. Quanto ao financiamento a economia, este conheceu um aumento de 23,2%. No entanto, o sector público registou um aumento de 28,4%, enquanto o financiamento do sector privado apenas conheceu um aumento de 7,4%.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.