BVM e a Federação Moçambicana do Comércio e Serviços procuram reforçar a competitividade

BVM e a Federação Moçambicana do Comércio e Serviços procuram reforçar a competitividade

A Bolsa de valores de Moçambique (BVM) e a Federação Moçambicana do Comércio e Serviços procuram na Beira reforçar a competitividade e a melhoria do ambiente de negócios.

As duas instituições rubricaram, na semana passada, um memorando entendimento cujo propósito é atrair mais empresas do sector privado sediadas fora da Cidade de Maputo.

Para o efeito a BVM promoveu na cidade da Beira, um seminário que juntou empresários de todas províncias do País com vista apresentar a visão, serviços e produtos da bolsa ao sector privado. O encontro é realizado numa altura em que a bolsa tem um desafio de convencer empresas privadas sediadas fora da cidade de Maputo a alistar-se à empresa.

“Termos mais empresas de fora de Maputo a alistar-se à bolsa. Este é um grande desafio e assumimos isso em não a situação que temos em que a maior parte das empresas que estão cotadas, a sua sede é Maputo”, disse o presidente do Conselho de Administração da BVM, Salim Valá, citado pela Televisão de Moçambique (TVM).

Segundo o sector empresarial da Beira, “temos que entender que muitas empresas nacionais são fracas, por isso que andamos a lutar para que haja uma política fiscal que promovam o sector privado nacional”.

De acordo com o PCA da BVM, os problemas que apoquentam os investidores são similares a nível do País, e acredita que com a assinatura do memorando do entendimento com a Federação Moçambicana do Comércio e Serviços, algo poderá melhorar.

“Este memorando, atendemos que ele ajude a galvanizar de forma mais rápida ultrapassar esses obstáculos, pois muitas empresas não têm contabilidade organizada e contas auditadas e muito menos boa saúde económica e financeira”, afirmou Salim Valá.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.