Bill Gates investe em empresa de robôs cirúrgicos

Bill Gates investe em empresa de robôs cirúrgicos

Bill Gates é um dos investidores da Vicarious Surgical, uma empresa inovadora que produz robôs cirúrgicos com o intuito de ajudar os médicos a realizar cirurgias abdominais.

De acordo com a ‘Forbes’, citada pela Executive Digest, o magnata junta-se nomes como Vinod Khosla, Eric Schmidt e Jerry Yang, num investimento que pretende alcançar os mil milhões de euros até 2027, enfrentando assim os gigantes da indústria de robôs cirúrgicos.

Está prevista uma fusão com uma SPAC (empresa de aquisição de propósito específico) criada pelo investidor de Hong Kong, Donald Tang. O negócio de 1,1 mil milhões trará 115 milhões e também como investidor a gigante da tecnologia médica Becton Dickinson.

Os fundadores da Vicarious Surgical, Adam Sachs, Sammy Khalifa e Barry Greene desenvolveram um robô itty-bitty emparelhado com um fone de ouvido VR para cirurgias abdominais que esperam lançar no mercado em 2023.

“Os seus dois braços e câmara são projetados para entrar na barriga do paciente através de uma incisão de menos de uma polegada e operar de acordo com as instruções, uma vez lá dentro. Encolher um robô cirúrgico é excecionalmente difícil, mas com esta tecnologia espera-se ajudar os médicos a realizar cirurgias abdominais, começando com operações de hérnias, de forma mais rápida, segura e com menos complicações do que as alternativas existentes”, pode ler-se na ‘Forbes’.

O preço esperado para o robô Vicarious será de 1,2 milhões, quase metade dos robôs de topo de linha existentes, o que pode ser um fator benéfico, assim como a facilidade com que os cirurgiões podem aprender como usá-lo.

Partilhar este artigo