Bichos de Cá, Bichos de Lá”: exposição e mesa-redonda celebram biodiversidade na Galeria do Porto de Maputo

Bichos de Cá, Bichos de Lá”: exposição e mesa-redonda celebram biodiversidade na Galeria do Porto de Maputo

A Osuwela e o Porto de Maputo inauguram no próximo dia 5 de Junho, pelas 15h, a exposição “Bichos de Cá, Bichos de Lá”, uma mostra de fotografia que celebra a biodiversidade. No Dia Mundial do Meio Ambiente, três países – Moçambique, Portugal e Brasil – unem-se para mostrar a sua fauna mais característica, que é tão importante preservar.

Estes “bichos”, agrupados pela sua representatividade e pelo lugar que ocupam na natureza, dão a conhecer as diferentes espécies, nos seus diversos contextos e apelam à sua protecção e à defesa dos seus habitats.

Na inauguração desta mostra terá lugar também uma mesa redonda sobre biodiversidade e conservação. Anabela Rodrigues, Samuel Bila e Mateus Muthemba, especialistas em fauna e conservação, são os convidados para esta conversa, moderada por Zeferino Martins, presidente da Osuwela.

A exposição “Bichos de Cá, Bichos de Lá” é um trabalho conjunto da Osuwela, da Universidade de Aveiro, em Portugal, e da Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil, e conta em Moçambique com o apoio do Porto de Maputo. Será inaugurada em simultâneo nos vários países, assinalando assim este dia dedicado, em todo o mundo, ao Meio Ambiente. Ficará patente na Galeria do Porto de Maputo até ao dia 5 de Julho

SINOPSE DA EXPOSIÇÃO

Em cada canto do planeta Terra a natureza apresenta-se plena de histórias de drama e superação. Ao analisar os vários ecossistemas que cobrem as superfícies terrestres e aquáticas podemos observar diferenças, mas também muitas semelhanças na forma como funcionam e como nos contam a sua história. No palco que é este planeta há milhões de actores, muitos dos quais não conhecemos. Mas conseguimos identificar alguns papéis que, por serem comuns a todos os ecossistemas, ajudam-nos a decifrar os segredos que se escondem no cenário da Biodiversidade.

A exposição “Bichos de cá, bichos de lá” consiste numa apresentação de 7 módulos com 41 painéis, que abordam conceitos, comportamentos e aspectos de conservação com exemplos de espécies de fauna de Portugal, Brasil e Moçambique. Desta forma, o visitante poderá observar como a natureza une estes três países e fala uma só língua na forma como diferentes espécies desempenham funções semelhantes, onde quer que nos encontremos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.