Banco Mundial revela a principal condição para apoir a exploração de gás em Moçambique

Banco Mundial revela a principal condição para apoir a exploração de gás em Moçambique

A vice-Presidente do Banco Mundial para a África Oriental e Austral, Victória Kwakwa, revelou que a exploração de gás natural em Moçambique apenas var receber o apoio da instituição financeira se o processo estiver enquadrado num plano maior de transicção energética.

Citada pelo O País, a responsável entende que o gás natural é a fonte de energia mais indicada para liderar a transicção energética. Nessa linha, o Banco Mundial esta a reduzir os seus investimentos em fontes de energia menos limpas, como carvão e derivados de crude.

Kwakwa reconhece que o gás moçambicano tem níveis de impureza consideráveis, mas “pode jogar um papel importante para a transicção [energética] global”.

“Vemos que a maior parte do gás de Moçambique está a ser exportado parta a Europa, e afasta o continente de voltar a utilizar fontes de energia menos limpas”, disse a vice-Presidente do Banco Mundial para a África Oriental e Austral.

Ela admite que o banco pode financiar Moçambique, mediante algumas condições, para o país participar do negócio do gás. “Podemos apoioar se não houver outras opções com custos baixos e se for num contexto de um plano de transicção claramente articulado”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.