Banco Mundial anuncia apoio de 150M$ para recuperação pós-ciclone Freddy em Moçambique

Banco Mundial anuncia apoio de 150M$ para recuperação pós-ciclone Freddy em Moçambique

O Banco Mundial acaba de anunciar hoje, um financiamento de 150 milhões de dólares para Moçambique recuperar dos estragos provocados pelo ciclone Freddy.

Segundo o comunicado daquela instituição financeira, o valor visa apoiar a rápida restauração das infraestruturas de transporte, bem como a prestação de serviços de educação, saúde, energia, abastecimento de água e saneamento, além da retoma de actividade agrícola.

“O financiamento responde a um pedido de apoio do Ministério da Economia e Finanças para fazer face à emergência que afectou mais de 1,1 milhões de pessoas e é concedido sob a Componente de Contingência de Resposta a Emergências do Banco Mundial”, disse o banco através do comunicado.

O banco detalhou que, dos 150 milhões de dólares, 100 milhões são atribuídos em forma de subvenções e 50 milhões de dólares como crédito bonificado. As maiores fatias são 51 milhões de dólares para transportes, 19 milhões de dólares para agricultura e 26 milhões de dólares para abastecimento de água e saneamento.

O comunicado do Banco Mundial acrescenta ainda, que estes fundos são extraídos de projectos existentes da instituição em Moçambique e complementam a subvenção adicional de 300 milhões de dólares aprovada em abril.

“Ambas as subvenções seguem a Estimativa Global de Danos Pós-Desastre do banco que avaliou os danos do ciclone em 1,5 mil milhões de dólares”, lê-se no documento.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.