Banco Africano de Desenvolvimento tem novo representante para Moçambique

Banco Africano de Desenvolvimento tem novo representante para Moçambique

Chama-se Cesar Augusto Mba Abogo, cidadão da Guiné Equatorial, que é economista e escritor, com mais de 15 anos de experiência em Economia de Recursos Naturais, Economia do Desenvolvimento, Políticas Públicas e Negociações Internacionais. De abril de 2019 a Outubro de 2020, actuou como Ministro das Finanças, Economia e Planeamento da República da Guiné Equatorial. Durante esses tempos difíceis, ele foi encarregado de articular uma estratégia visando uma diversificação económica sustentável e igualitária.

Segundo a Carta de Moçambique, Cesar Augusto Mba Abogo foi incumbido de concluir as negociações com o Fundo Monetário Internacional para a implementação de um programa apoiado pelo Fundo com o objectivo de manter a estabilidade macroeconómica e financeira, ao mesmo tempo em que melhorava a protecção social, promovia a diversificação económica, fortalecia a governação e combate e à corrupção.

Como Ministro das Finanças, fortaleceu as parcerias a nível regional e global; implementou reformas estratégicas, como a digitalização da administração de controlo tributário e financeiro; reestruturou todas as entidades estatais, com excepção do sector de petróleo; lançou uma nova Estratégia de Desenvolvimento Nacional – “Guiné Equatorial 2035”, concebida para aumentar o índice de desenvolvimento da Guiné Equatorial, cumprir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e cumprir a Agenda 2063 da União Africana. Durante o seu mandato como Ministro das Finanças, o Sr. Mba Abogo também reformulou o quadro legal para a produção de estatísticas na Guiné Equatorial.

Partilhar este artigo