BAD financia reposição das pontes destruídas pelo ciclone Kenneth em Nampula

BAD financia reposição das pontes destruídas pelo ciclone Kenneth em Nampula

As pontes sobre os rios Nacala e Muendazi, no distrito de Memba, em Nampula, destruídas pelo ciclone Kenneth, em Abril de 2019, foram já repostas, permitindo a ligação e fluidez do tráfego sobre estes cursos de água.

A vice-ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Chamutota, disse, no acto inaugural, na sexta-feira, que as pontes são as primeiras a serem repostas, das 26 unidades previstas.

O programa de reconstrução, segundo Chamutota, está a ser suportado com fundos do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no valor de 6,4 milhões de dólares (411 milhões de meticais), com o qual foi possível adquirir 1.110 metros lineares de pontes metálicas.

“Estas pontes foram distribuídas pelas províncias de Nampula, Cabo Delgado, Manica e Sofala, para efeitos de montagem e lançamento em pontos críticos, de forma a garantir a travessia segura”, afirmou.

Neste contexto, fica facilitado o uso do corredor rodoviário ligando a sede do Posto Administrativo de Mazua, em Memba, e o distrito de Nacala-à-Velha.

O representante do BAD, César Mba Abogo, afirmou que a exposição de Moçambique a ciclones recorrentes, devido à sua localização geográfica, sugere uma abordagem diferente no sentido de buscar capacidades, preparando as equipas locais em acções rápidas de restabelecimento da transitabilidade.

Por isso, acrescentou, é importante o aprovisionamento de pontes metálicas em pontos estratégicos, ao longo do país, com equipas para intervir na época chuvosa.

Segundo Abogo, trata-se de uma situação que remete os gestores do sector das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos à necessidade de finalizar a revitalização e dimensionamento de infra-estruturas, tornando-as resilientes.

“Estamos cientes de que os outros parceiros de desenvolvimento estarão disponíveis para colaborar”, disse.

O governador de Nampula, Manuel Rodrigues, disse no acto de entrega das referidas infra-estruturas, que o gesto representa o fim das dificuldades, suportadas pela população no que diz respeito a circulação de viaturas, pessoas e bens.

Acrescentou que o distrito de Memba apresenta um potencial para dinamizar o desenvolvimento local.

Após a destruição das pontes, a travessia era feita sobre o leito do rio, em precárias condições, apenas em épocas de estiagem. Na época chuvosa, era preciso percorrer uma distância de 150 quilómetros que agora com as pontes se resume a apenas 50.

Partilhar este artigo