Autoridades dizem que o navio ancorado na praia de Xai-xai está de passagem para Malta

Autoridades dizem que o navio ancorado na praia de Xai-xai está de passagem para Malta

A equipa multissectorial, constituída por efectivos da Marinha de Guerra, diversos ramos da polícia, INAMAR e INTRAMAR, respectivamente, que na tarde deste sábado procedeu a abordagem do navio que há mais de cinco dias, se encontra ancorado na costa de Xai-Xai, na província de Gaza, Sul de Moçambique, constatou que a embarcação transporta turbinas eólicas.

Segundo a informação avançada pelo delegado do INTRAMAR, o navio vem de Singapura, com destino a Malta e teria ancorado na costa de Xai-Xai devido ao mau tempo, facto que não permitiu que a tripulação, composta por mais de 20 pessoas, continuasse a viagem, por conta da alegada especificidade da carga.

“Eles contaram à nossa equipa que enviaram um e-mail ao porto de Maputo, a comunicar que não poderiam seguir viagem, por conta do mau tempo e nós estamos a averiguar a veracidade desta informação”, disse a fonte numa publicação do jornal Notícias.

Questionado se a tripulação não havia violado as normas de navegação, a fonte respondeu que tudo será esclarecido depois que compilada informação de que comunicaram ao porto de Maputo.

A operação de abordagem da embarcação, por parte da equipa multissectorial, iniciou quando passavam das 13 horas e só as embarcações da marinha de guerra, retornaram ao continente, passado mais de 4 horas.

O navio ancorou nas águas nacionais ao largo da costa de Xai-Xai, na segunda-feira e segundo a fonte do INTRAMAR a partida para o destino poderá acontecer este domingo.

 

(Foto DR)

Receba a nossa Newsletter

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.