Austrália reabre fronteiras, mas só para trabalhadores e estudantes estrangeiros

Austrália reabre fronteiras, mas só para trabalhadores e estudantes estrangeiros

Após quase dois anos de encerramento das fronteiras devido à pandemia, Austrália anuncia a reabertura a partir de hoje só para trabalhadores qualificados e estudantes estrangeiros, com o esquema de vacinas contra a covid-19 completo.

Segundo as autoridades australianas, a reabertura parcial estava prevista para o início deste mês, mas a descoberta da variante Ómicron do novo coronavírus levou a adiar a medida por duas semanas.

“Temos de viver com o vírus. Não vamos recuar. Temos uma das mais altas taxas de vacinação, por isso podemos combater [a variante]. Não vamos desistir”, anuiu o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, numa entrevista à emissora 4BC.

Scott Morrison revelou que a flexibilização das medidas fronteiriças visa aliviar a escassez de trabalhadores, especialmente nos sectores mineiro e agrícola.

As autoridades consideram que a educação é também um importante motor para o país, com as universidades a estimarem perdas decorrentes do encerramento da fronteira em 2,8 mil milhões de dólares, principalmente devido a uma queda no número de estudantes estrangeiros.

“Sentimos muito a falta da sua presença e não podíamos estar mais satisfeitos por os receber de volta a partir de hoje”, disse a directora executiva das Universidades da Austrália, Catriona Jackson, ao Canal 7.

Partilhar este artigo