Atleta sul-africano, Abednico Mashaba vence corrida Azul

Atleta sul-africano, Abednico Mashaba vence corrida Azul

O atleta sul-africano, Abednico Mashaba, foi o grande vencedor da quarta edição da Corrida Azul, ocorrida sábado, 3 de Setembro, em Maputo, ao conquistar o primeiro lugar, na categoria de 21 quilómetros, em masculinos. 

Em femininos, Neviah Maganza, do Zimbabwe, foi a primeira classificada.

A meia-maratona, organizada pelo Standard Bank, com a assistência técnica da Associação de Atletismo da cidade de Maputo, movimentou mais de três mil participantes em quatro categorias, nomeadamente 21, 15, 12 e 4 quilómetros, sendo a última para cadeirantes.

Para o administrador-delegado do Standard Bank, Bernardo Aparício, trata-se, em primeiro lugar, da celebração dos 128 anos de um banco histórico em Moçambique. Em segundo lugar, da celebração da saúde, pois a corrida tem como objectivo promover um estilo de vida saudável.

“Esta corrida tem a intenção de promover um estilo de vida mais saudável. A intenção é de promover um estilo de vida mais fora de portas. Depois de dois anos de Covid, era importante sentirmos todos que podemos ter, outra vez, uma vida normal”, frisou.

O Standard Bank, conforme enfatizou, pretende realizar mais iniciativas do género para continuar a manter a saúde e o bem-estar, servindo a todos os moçambicanos.

Por sua vez, o secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, manifestou-se satisfeito com o número de pessoas que aderiram à Corrida Azul, o que, segundo referiu, demonstra que as pessoas estão ávidas para sair de casa e praticar desporto, cuidando, desta forma, da sua saúde.

“O Standard Bank sempre inova mesmo tratando-se de questões básicas, como cuidar da saúde física, assim como da saúde financeira dos moçambicanos: Se persistirmos com estas acções, teremos a almejada massificação do atletismo e, consequentemente, a qualidade e os talentos”, sublinhou.

Abordado momentos após cortar a meta, Abednico Mashaba disse ter gostado imenso de participar na corrida: “Correr 21 quilómetros não foi difícil para mim. Os meus pares não queriam avançar. Estavam todos a olhar para mim, daí percebi que iria vencer a corrida”, contou.

Para o atleta sul-africano, a organização do evento foi perfeita, com o mesmo padrão que as corridas sul-africanas. É uma das melhores corridas em Moçambique. “Sinto-me entusiasmado, porque na última vez que participei fiquei em segundo lugar e, claro, hoje queria ganhar. Fiz exactamente como planeei, por isso estou muito feliz”.

A Associação de Atletismo da Cidade de Maputo, através do seu vice-presidente, Gilberto Gomes, fez um balanço positivo da prova por ter superado a expectativa: Foi uma participação massiva. Em todos os percursos verificamos muita emoção. Depois de dois anos de paragem, as pessoas estavam ansiosas em voltar a participar nesta iniciativa”, concluiu.

Importa realçar que, com um prémio global de 290 mil meticais, a Corrida Azul envolveu também as componentes de caminhada, zumba, além de uma feira de saúde, onde as pessoas podiam fazer o despiste da hipertensão arterial, exame de glicemia e a doação de sangue.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.