As oportunidades de crescimento na economia dos e-sports 

As oportunidades de crescimento na economia dos e-sports 

Na era digital surgem novas oportunidades de tecnologia, entretenimento e competição sob a forma de e-sports. Anteriormente considerada uma cultura de nicho, a modalidade dos e-sports evoluiu para uma indústria muito lucrativa e está a registar um crescimento sem precedentes, com estimativas nos 1.8 biliões de dólares anuais. De seguida observamos os principais factores que impulsionam o forte crescimento dos e-sports nos mercados internacionais. 

Fonte: Pixabay

Acessibilidade e conectividade

O crescente acesso à internet de alta velocidade a nível mundial permitiu que os e-sports aumentassem rapidamente o seu alcance e participação e, assim, os jogadores e os adeptos passaram a estar conectados em qualquer lugar. O crescimento de plataformas como Twitch, YouTube e Discord tornaram este acesso ao conteúdo dos e-sports simples e facilitado. Através destas plataformas, fãs e comunidades, como a de CS:GO e de Fortnite, têm a oportunidade de conhecerem e acompanharem os seus jogos e jogadores favoritos de perto.

Obtenção de investimentos e patrocínios

Os e-sports apresentam elevada exposição e reputação às suas marcas. É por este motivo que as grandes empresas, como a Intel, investem fortemente em patrocínios e eventos para se destacarem no meio. A criação de ligas de e-sports das mais variadas competições levou também ao aparecimento de novos mercados nas casas de apostas, que acompanham estes eventos e consideram os seus resultados. De forma semelhante aos desportos tradicionais, os e-sports conseguiram desta forma atrair novos formatos de investimento significativos, tornando a modalidade estável e rentável para todos.

Comunidade e base de fãs envolvidos

Os eventos de e-sports dão prioridade ao envolvimento interativo dos adeptos através das redes sociais, conversas em direto e experiências virtuais, promovendo um sentido de comunidade e lealdade. Devido aos números de audiências globais que certos torneios conseguiram juntar, jogadores de e-sports como Jesse “JerAx” Vainikka e Johan “N0tail” Sundstein rapidamente se tornaram em personalidades mais seguidas nas redes sociais como o Instagram e Tik Tok. Com esta popularidade, uma nova geração de influenciadores e criadores de conteúdos surgiram e desenvolveram uma base com os fãs nas plataformas das redes sociais partilhando suas experiências pessoais de e-sports.

Fonte: Pixabay

O universo dinâmico do metaverso

A evolução dos de-sports está agora focada na ascensão para o metaverso, que se tornou uma força revolucionária nas indústrias modernas onde vários nomes como o YouTube e Meta vão explorando o seu potencial. O metaverso no contexto de e-sports tem facilitado não apenas a criação de estádios e arenas virtuais, onde os fãs podem assistir a eventos em qualquer lugar, mas também a maneira como jogadores e comunidades interagem diretamente. As oportunidades aqui destacam-se como os principais organizadores dos e-sports, como a ESL ou Riot Games, que consideram novas possibilidades para ambientes virtuais fantásticos, com um conjunto de recursos e atividades infinitas para os jogadores se divertirem enquanto acompanham toda a ação.

O crescimento de e-sports é um bom indicador do que esperar da tecnologia, da cultura e do investimento nos próximos anos. O empenho dos organizadores, investidores, jogadores e fãs garantem o futuro dos esportes eletrônicos e sua capacidade de se manter uma força dominante no panorama do entretenimento. À medida que a tecnologia avança, o metaverso irá desempenhar um papel cada vez mais central na definição da modalidade, onde as fronteiras entre a realidade e a virtualidade diminuem a cada dia.

Texto de Fernando Rebouças

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta