ARENE anuncia novos preços dos combustíveis a vigorar a partir de amanhã

ARENE anuncia novos preços dos combustíveis a vigorar a partir de amanhã

A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) anunciou, esta quinta-feira, a revisão em baixa dos preços actuais de combustíveis vendidos ao público.

O documento a que o MZNews teve acesso indica que os novos preços passam a vigorar a partir da meia-noite da sexta-feira (12). A actualização terá efeitos sobre os terminais de venda situados em Maputo–Matola, Beira, Nacala e Pemba.

Com a nova revisão, a gasolina que actualmente custa 86,97 meticais, passará a ser vendida ao público por 85,49 meticais por litro, uma redução de -1,48 meticais (-1,70%); o gasóleo vai verificar uma subida de 6,78 meticais (7,71%), passando dos actuais 87,97 meticais para 94,75 meticais por litro; o gás de cozinha vai manter actual preço de 90,01 meticais por quilograma; e o gás natural veicular passa dos actuais 43,73 meticais, para 45,16 meticais por quilograma, uma subida de1,43 meticais (3,27%).

“Refira-se que o ajustamento do preço do gasóleo não terá efeito na tarifa de transporte público e semi-colectivo [de passageiros], visto terem sido aplicados instrumentos de gestão para garantir protecção dos cidadãos utentes em relação a tarifa de transportes”, lê-se no comunicado publicado hoje.

Em outros pontos de abastecimento de combustíveis diferentes dos acima mencionados os ajustes serão feitos com base no diferencial do transporte “tendo em conta as características específicas de cada ponto”, alerta a ARENE.

A ARENE justifica as medidas com o preço elevado de importação (CIF) dos produtos petrolíferos, apesar de no mercado internacional os preços do crude estarem a baixar.

A entidade refere ainda que a situação está a afectar a operação das importadoras uma vez que os preços praticados no mercado moçambicano não cobrem os custos de importação, “podendo gerar uma situação de insegurança no abastecimento de combustíveis no mercado nacional”.

O último ajustamento nos preços de combustíveis ocorreu em Junho do ano passado, e a ARENE sublinha que entre Dezembro de 2022 e Janeiro de 2023 o gás de cozinha teve duas revisões em baixa.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.