A petrolífera norte-americana ExxonMobil anunciou, na semana passada, um acordo com a Chart Industries para fornecer a tecnologia de liquefação IPSMR para o projecto Rovuma LNG, na bacia do Rovuma, norte de Moçambique, anunciou o portal “Gas World“.
Trata-se de uma tecnologia que proporciona uma eficiência significativamente melhor e um desempenho superior em relação a outras tecnologias comparáveis, tornando possível optimizar os sistemas de liquefação numa vasta gama de condições locais.
O projecto Rovuma LNG é operado por uma joint venture que inclui a ExxonMobil, italiana Eni e a China National Petroleum Corporation (CNPC), com cada empresa mantendo uma participação igual.
O projecto está localizado no distrito de Palma, na província de Cabo Delgado, uma região que possui significativas reservas de gás natural. Com uma capacidade total projectada de 18 milhões de toneladas de gás natural liquefeito (GNL) por ano, o Rovuma LNG se propõe a liquefazer gás natural extraído do bloco Área 4.
Na ocasião, o CEO da Chart Industries, Jill Evanko expressou entusiasmo pela parceria, ressaltando a importância da tecnologia para a eficiência e viabilidade económica do Rovuma LNG. “A tecnologia IPSMR da Chart foi escolhida por sua capacidade de aumentar a confiabilidade e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se às metas de sustentabilidade do projecto”, explicou Evanko.
Com a implementação do IPSMR, espera-se que o projecto não apenas amplie a produção de GNL, mas também diminua os custos de capital das instalações, contribuindo para a posição de Moçambique como um hub estratégico para o gás natural na região e promovendo o desenvolvimento econômico no distrito de Palma e em Cabo Delgado.
(Foto DR)
Deixe uma resposta