Arábia Saudita disponibiliza150 milhões de dólares para infra-estruturas públicas

Arábia Saudita disponibiliza150 milhões de dólares para infra-estruturas públicas

A Arábia Saudita vai disponibilizar 150 milhões de dólares para financiar a construção de infra-estruturas de utilidade pública em Moçambique.

Segundo reporta o Notícias online, o fundo, é fruto de um acordo bilateral entre os dois países, ontem assinado em Riade pelo ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, e o presidente do Conselho de Administração do Fundo Saudita do Desenvolvimento, o sultão Abdulrahman Al-Marshad, à margem da primeira edição da Cimeira Arábia Saudita-África.

De acordo com a fonte, o montante será aplicado em três projectos enquadrados no Plano Quinquenal do Governo do período 2020-2024, designadamente a construção e apetrechamento de cinco hospitais no contexto da iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Hospital”, nos distritos de Chimbonila, Niassa; Ribáuè, Nampula; Molumbo, na Zambézia; Vanduzi, em Manica; e Limpopo, na província de Gaza.

O valor será igualmente aplicado na construção de uma barragem em Muera, que irá ajudar a mitigar a falta de água nos distritos de Mueda, Muidumbe e Nangade, em Cabo Delgado.

Será também aplicado na reabilitação e alargamento de duas secções da Estrada Nacional Número Um (N1) no troço Benfica-Zimpeto, 3 de Fevereiro-Incoluane.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta