Conheça apps alternativas ao Facebook para trocar sms sem pagar

Conheça apps alternativas ao Facebook para trocar sms sem pagar

Este início de semana foi marcado pala paralisação do Facebook e todas as outras aplicações de redes sociais sob a sua tutela, como o Instagram, WhatsApp e Messenger. O apagão, que durou mais de seis horas, deixou milhares de utilizadores no mundo sem poder gerir com eficiência as suas contas, entre outros. Os analistas em finanças dizem até que Mark Zuckerberg perdeu mais de seis mil milhões de dólares nessas horas.

Essas redes de contacto virtual sob alçada da Facebook são muito utilizadas para partilhar sms, memes e mensagens de vídeos instantâneos, e, de longe, são umas das mais utilizadas a nível mundial. Apesar disso, parece injusto que as pessoas fiquem incomunicáveis e dependentes delas. Por isso, o MZNews preparou para si uma lista de apps que lhe vão permitir trocar sms instantâneas e muito mais sem custos adicionais. Vamos lá!

Telegram

O Telegram possui funcionalidades semelhantes às do WhatsApp, pelo que quem for a utulizá-lo pela primeira vez ver-se-à familiarizado com a app, como envio expresso de texto, áudios, fotos, criação de grupos, videochamadas, etc.

Todas as mensagens são criptografadas de ponta-a-ponta. Isso significa que o conteúdo das mensagens é codificado até chegar ao destinatário, e nenhum intermediário – nem mesmo a empresa – pode visualizá-lo.

O Telegram está disponível no Google Play e Apple Store para smartphones, e tem uma versão funcional para computadores.

Signal

O Signal aumentou a sua popularidade após o WhatsApp anunciar uma série de mudanças nas configurações de privacidade, e chegou a ser elogiado por Elon Musk. Além de funcionalidades como o aplicativo de Zuckerberg, o Signal também tem todas as mensagens criptografadas de ponta-a-ponta.

Disponível gratuitamente no Google Play e Apple Store, esta app permite ao utilizador escolher alertas personalizados para cada contacto e conta com edição de imagens mais potente do que os concorrentes.

WeChat

Esta app agrega funcionalidades semelhantes aos demais aplicativos. O WeChat pode ser especialmente interessante para aqueles que se comunicam globalmente: o aplicativo oferece tradução simultânea em mais de 20 idiomas.

O aplicativo também não requer o fornecimento do número de telefone para criar uma conta nova, já que o utilizador pode escolher identificar-se por meio de um ID, que pode ser o e-mail ou um QR Code gerado pela app.

O WeChat está disponível gratuitamente no Google Play e Apple Store.

Viber

O Viber, aplicativo japonês, foi criado em 2010 pouco depois do WhatsApp (2009) dos Estados Unidos, e também se popularizou entre os meios gratuitos de troca de mensagens.

Para fazer o registo na app é necessário apenas o número de telefone e dispensa outras informações adicionais de login. Assim como o WhatsApp, o aplicativo utiliza da base de contactos no telefone para encontrar os amigos e possibilitar a troca de mensagens.

O aplicativo adoptou recentemente o recurso de protecção de ponta-a-ponta de todas as mensagens e conteúdos, que incluem fotos e vídeos.

O Viber está disponível gratuitamente no Google Play e Apple Store.

Skype

Conhecido em vários cantos do mundo, incluindo Moçambique, como uma das primeiras ferramentas para chamadas de vídeo a longa distância, o Skype também pode substituir o WhatsApp em dias de instabilidade, sem que seja com as videochamadas.

A ferramenta dispõe de um chat mais simples que as alternativas anteriores de apps, mas também permite a partilha de imagens, vídeos e até chamadas de voz para telemóveis e telefones fixos a taxas locais. Além disso, o uso vai além do telemóvel e do computador e tem um bom funcionamento em tablets.

Todos os recursos de voz, vídeo, transferências de arquivos e mensagens instantâneas são criptografados.

O Skype está disponível gratuitamente no Google Play e Apple Store.

Google Chat

Uma boa alternativa para quem usa os serviços do Google no dia-a-dia – como o Google Chrome, Gmail, Drive e outros – é utilizar o Google Chat.

Uma das vantagens da ferramenta é poder integrar as funcionalidades de planilhas, documentos, agendas e outros gadgets do Google com membros da equipe de trabalho, por exemplo.

Os recursos tornaram-se gratuitos a todos recentemente. Antes, era necessário realizar um plano de assinatura do antigo G Suite para aceder à ferramenta.

Os recursos de chat do Google usam a criptografia Transport Layer Security (TLS), um tipo de criptografia que também protege os dados de ponta-a-ponta.

O Google Chat está disponível no Google Play e Apple Store.

Partilhar este artigo