ANE deve perto de mil milhões de meticais a empreiteiros de Cabo Delgado

ANE deve perto de mil milhões de meticais a empreiteiros de Cabo Delgado

A delegação da Administração Nacional de Estradas (ANE) em Cabo Delgado desde o ano passado, cerca de 917 milhões de meticais a empreiteiros resultantes de obras realizadas no âmbito do Plano Económico e Social (PES), inserido do Programa de Reconstrução de Cabo Delgado e melhoramento de estradas distritais e municipais.

“Trata-se de uma dívida que transitou de 2022 para este ano”, disse o delegado provincial da ANE, Jorge Govanhica, durante uma reunião provincial da Comissão de Estradas dirigida pelo Secretário de Estado, António Supeia, citado pelo Notícias.

Ele apontou que do total, mais de 771 milhões de meticais correspondem a dívida do Programa de Reconstrução, 111 milhões de meticais do PES, e 34 milhões de meticais da construção de estradas distritais e municipais.

Assim, para resolver o imbróglio, contactos estão em curso junto do sector da Economia e Finanças.

Para responder ao Programa de Reconstrução de Cabo Delgado, no período pós-ataques terroristas, a ANE vai lançar um concurso de 1,1 milhões de meticais para a reabilitação de 569 quilómetros de estradas nos distritos afectados, avançou o delegado provincial da ANE.

No entanto, a ANE queixa-se da exiguidade de fundos para a reabilitação de estradas. Para este ano foi projectado um orçamento de 780 milhões de meticais, mas o mesmo foi reduzido para cerca de 200 milhões de meticais.

O presentes no encontro sugeriram a redistribuição do orçamento para as zonas onde as estradas apresentam níveis de degradação mais acentuados.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.